A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO: UM OLHAR PARA AS SÉRIES INICIAIS
Keywords:
Formação, Professor, Ensino Religioso, Séries Iniciais, BNCCAbstract
No cenário educacional contemporâneo, o Ensino Religioso nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental emerge como um componente essencial para a formação integral dos estudantes. Este artigo visa promover uma reflexão acerca da formação do professor de Ensino Religioso dos anos iniciais do ensino fundamental, visto que a escola desempenha um papel crucial ao explorar criticamente as dimensões religiosas, promovendo uma compreensão reflexiva e contextualizada. A abordagem de temas como a função e os valores das tradições religiosas e a relação entre as múltiplas culturas religiosas enriquece o aprendizado e a formação ética. A motivação para a escolha deste tema é impulsionada pela necessidade premente de repensar as práticas de Ensino Religioso nos Anos Iniciais, a partir das premissas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à luz da perspectiva de formação continuada e saberes docentes de Tardif (2000 e 2014) e Gauthier (1998). Desse modo, buscou-se analisar a formação dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental para lecionarem o componente curricular de Ensino Religioso. O estudo se baseia em pesquisas bibliográficas e documentais nessa área de conhecimento, objetivando compreender o percurso da formação dos educadores desde a graduação até os programas de educação continuada ofertados pela rede de ensino municipal. Este estudo visa ampliar o debate sobre a importância de uma formação consistente do docente, visto que a legislação estabelece que a integração desse conhecimento ao Saber Escolar, como objeto de estudo do Componente Curricular de Ensino Religioso (CCER), ocorra a partir do 1º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados indicam que, apesar de haver indicativos nos documentos sobre os objetos de conhecimento de ER a serem abordados nas séries iniciais, não há prevalência de registros sobre formação para os docentes, como ocorre nos demais componentes curriculares.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Maria Ivani Chaves dos Santos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.