TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS E O PAPEL DO PROFESSOR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES
Palavras-chave:
Educação contemporânea, Tecnologia educacional, Mediação pedagógica, Competências socioemocionais, Desenvolvimento docenteResumo
O cenário educacional contemporâneo está em constante transformação, impulsionado por inovações tecnológicas, mudanças socioeconômicas e novas demandas culturais e cognitivas. Nesse contexto, o papel do professor torna-se mais complexo, exigindo adaptações nas competências profissionais e nos métodos de ensino. Este artigo explora as principais tendências educacionais atuais, enfocando tecnologias digitais, aprendizado personalizado e competências socioemocionais. A metodologia inclui uma análise crítica da literatura e revisão de práticas educacionais contemporâneas. Os resultados demonstram que as tecnologias digitais não apenas facilitam o acesso ao conhecimento, mas também transformam a dinâmica do ensino-aprendizagem, exigindo que os professores atuem como mediadores e facilitadores do aprendizado. A personalização do ensino se destaca como uma abordagem eficaz para atender às necessidades individuais dos alunos, enquanto o desenvolvimento de competências socioemocionais é fundamental para a formação integral dos estudantes. O artigo conclui que, embora essas novas práticas sejam essenciais para o engajamento e a efetividade do ensino, é necessário um suporte institucional para garantir que os professores se adaptem adequadamente a esse novo panorama educacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luciana Ferreira Marques, Marcus Américo Lavor Cruz, Najara dos Santos Batista Araújo, Katianne Jamilia Oliveira Nunes, Maria Cláudia Santos Aguiar, Renata Maria da Cunha Silva , Albânia Girão de Sousa, Elaine de Almeida Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.