EDUCAÇÃO, DISCIPLINA E ENGAJAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DOCENTES EM CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE SOCIAL

Authors

  • Helder Fernando Canavarros da Guia

Keywords:

Educação Pública, Engajamento Escolar, Indisciplina, Metodologias Ativas, Formação Docente

Abstract

Este artigo apresenta um relato de experiência docente na Escola Estadual Gustavo Kulmann, situada na periferia de Cuiabá-MT, com turmas do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. A partir da vivência em sala de aula, o texto analisa desafios relacionados à indisciplina e ao desinteresse estudantil, intensificados por questões sociais, econômicas e culturais. A maioria dos alunos vive em situação de vulnerabilidade, enfrentando pobreza, violência, desestruturação familiar e falta de acesso a recursos básicos, o que compromete sua motivação e aprendizagem. Diante disso, o artigo defende a necessidade de práticas pedagógicas que considerem os saberes locais e dialoguem com a realidade periférica, muitas vezes desvalorizada na escola tradicional. A proposta central é a valorização de uma pedagogia ativa, crítica e inclusiva, centrada no protagonismo discente e na escuta sensível do educador. O texto destaca a importância da formação continuada, da reflexão docente e da adoção de metodologias que promovam o engajamento dos alunos, tornando o ensino mais significativo. Ao articular teoria e prática, o estudo evidencia como o compromisso ético e social do professor pode transformar a educação pública em espaço de resistência e emancipação.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.019-005 

Published

2025-05-07

How to Cite

EDUCAÇÃO, DISCIPLINA E ENGAJAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DOCENTES EM CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE SOCIAL. (2025). Seven Editora. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/7055