A FORMAÇÃO INICIAL NO BRASIL E NO CHILE: DAS POLÍTICAS PÚBLICAS À AUTOPERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES

Autores

  • Fernando Lazaretti Onorato Silva
  • Ayla Alves Chanthe
  • Lorena Mota Catabriga
  • Luís Otávio de Oliveira Goulart
  • Yedda Maria da Silva Caraçato de Sousa
  • Maria Carolina Miesse
  • Gina Bressan Schiavon
  • Vânia de Fatima Matias de Souza

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Formação Inicial, América Latina

Resumo

Objetivou-se apresentar as aproximações e distanciamentos das políticas de formação inicial em Educação Física (EF) no Brasil e no Chile. Para tanto sustentou-se na pesquisa qualitativa do tipo descritiva com análise documental. Adotaram-se como temáticas os aspectos históricos da implementação das políticas de formação, políticas de formação de professores no contexto de globalização e políticas de formação para cursos de educação física. As análises apontam  a implementação dos discursos subscritos nos documentos sob os termos equidade e justiça social, tendo na formação de professores no Chile a ausência de diretrizes para as especialidades das licenciaturas, o que se difere da realidade brasileira na qual, cada curso de licenciatura apresenta regulamentação de acordo com suas especificidades. Por fim, conclui-se que atualmente há uma linearidade na formação inicial em ambos os países, porém evidencia-se a necessidade de avanços na formação brasileira no campo da EF, entretanto, os acenos em sua sistematização da formação no Brasil quando comparada com o Chile apresenta delineamentos que apontam para a busca qualificada do futuro profissional.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.029-064

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Publicado

2025-05-05

Como Citar

A FORMAÇÃO INICIAL NO BRASIL E NO CHILE: DAS POLÍTICAS PÚBLICAS À AUTOPERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES. (2025). Seven Editora, 1053-1066. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/7030