A FORMAÇÃO INICIAL NO BRASIL E NO CHILE: DAS POLÍTICAS PÚBLICAS À AUTOPERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES
Palavras-chave:
Políticas Educacionais, Formação Inicial, América LatinaResumo
Objetivou-se apresentar as aproximações e distanciamentos das políticas de formação inicial em Educação Física (EF) no Brasil e no Chile. Para tanto sustentou-se na pesquisa qualitativa do tipo descritiva com análise documental. Adotaram-se como temáticas os aspectos históricos da implementação das políticas de formação, políticas de formação de professores no contexto de globalização e políticas de formação para cursos de educação física. As análises apontam a implementação dos discursos subscritos nos documentos sob os termos equidade e justiça social, tendo na formação de professores no Chile a ausência de diretrizes para as especialidades das licenciaturas, o que se difere da realidade brasileira na qual, cada curso de licenciatura apresenta regulamentação de acordo com suas especificidades. Por fim, conclui-se que atualmente há uma linearidade na formação inicial em ambos os países, porém evidencia-se a necessidade de avanços na formação brasileira no campo da EF, entretanto, os acenos em sua sistematização da formação no Brasil quando comparada com o Chile apresenta delineamentos que apontam para a busca qualificada do futuro profissional.
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Copyright (c) 2024 Fernando Lazaretti Onorato Silva, Ayla Alves Chanthe, Lorena Mota Catabriga, Luís Otávio de Oliveira Goulart, Yedda Maria da Silva Caraçato de Sousa, Maria Carolina Miesse, Gina Bressan Schiavon, Vânia de Fatima Matias de Souza

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