Abstract
Com o avanço da tecnologia, os dispositivos elétricos e os robôs tornaram-se elementos fundamentais na vida cotidiana e em diversos setores da sociedade. Desde a criação do “Unimate”, o primeiro robô industrial, a robótica tem mostrado seu potencial em transformar ambientes, automatizar tarefas e otimizar processos. Atualmente, sua presença se estende a contextos domésticos, comerciais e educacionais, com destaque para o uso da robótica como ferramenta pedagógica. A inserção dessa tecnologia no ambiente escolar pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, estimulando o raciocínio lógico, o pensamento computacional e o aprendizado interdisciplinar. Diante de indicadores preocupantes, como os baixos resultados do município de Santa Rita (PB) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), torna-se necessário buscar metodologias inovadoras. A robótica educacional, nesse contexto, surge como uma alternativa viável para promover inclusão digital, melhorar a qualidade do ensino e preparar os estudantes para o mercado de trabalho contemporâneo.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.011-033