Abstract
A partir de uma postagem em rede social brasileira, na Sexta-feira Santa de 2024, faz-se uma leitura acerca da intolerância e violência religiosa contra a afetividade dos cristãos. Com isso, pretende-se visibilizar a problemática da questão, a fim de se pensar no respeito mútuo, independentemente dos discursos e das práticas intolerantes apresentados por alguns, tendo em vista que, para se viver em harmonia, precisa-se da civilidade. Neste aspecto, a educação para a cidadania é colocada em evidência, como contraponto e alternativa possível para o combate à intolerância e violência religiosa, na perspectiva do Ensino Religioso Escolar (ERE), conforme novas epistemologias orientadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, foram consultados autores como Fernandes Siqueira (2022), Junqueira (2022), Mahmood (2019), Fonseca (2017), Carvalho (2017), Berger (2017), Teixeira (2013) e Kant (2006); além de serem utilizados artigos pertinentes, notícias e normas legais, em formatos impressos e em textos digitais.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.011-018