Resumo
Com o surgimento de novos paradigmas nas relações sociais e de trabalho, antes se valorizava bens materiais ou os ativos de uma empresa. Contudo, hoje, além disso, também se considera que o conhecimento (em inovações, tecnologia, experiência, segredos comerciais, dentre outros) agrega valor a uma instituição. Sendo assim, esta pesquisa busca detalhar o fenômeno da economia do conhecimento, nas perspectivas do trabalho, da educação, do meio ambiente e da inovação, além de relacionar esse conceito à atividade de catação de materiais recicláveis. A pergunta problema desenvolvida para iniciar as reflexões foi: Como a economia do conhecimento se relaciona e influência de maneira positiva as atividades laborais como a catação de materiais recicláveis? Já o objetivo geral é compreender como o conhecimento, a experiência e as inovações se configuram como fundamentais para a melhoria dos processos e do trabalho nas indústrias e organizações, aqui, especificamente, a indústria da reciclagem. Os objetivos específicos se concentram em: detalhar o surgimento do conceito da “Economia do conhecimento”; compreender como a economia do conhecimento se relaciona aos aspectos da educação, do trabalho e do meio ambiente; entender o conceito de inovação social e como ele se aplica às organizações do terceiro setor; e conhecer os “Degraus do conhecimento” aplicados à atividade da reciclagem de materiais. A metodologia foi uma análise da literatura recorrente relacionada ao tema da economia do conhecimento e da indústria da reciclagem. Conclui-se, assim, que os trabalhadores desse ramo compõem o grande grupo de brasileiros na condição da informalidade e da exclusão social e de direitos, e por isso a discussão aqui abordada é tão importante, acreditando-se a condição desses trabalhadores da reciclagem continua sendo extremamente desvalorizada, apesar de ser tão importante, tanto para a sociedade, quanto para o meio ambiente.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.011-014