Abstract
Ao adentrar o universo educacional, observamos que a formação do professor precisa estar pautada na atividade criadora, crítica e reflexiva, assim como compartilhada na utilização de mídias e tecnologias como linguagem e instrumento de cultura, da estrutura do pensamento, das metodologias, do currículo e das relações pedagógicas. Essas novas demandas instigam, segundo Moran (2012), o desafio de caminhar para uma educação de qualidade agregando todas as dimensões do ser humano: sensorial, emocional, ética e tecnológica, para a evolução do trabalho em direção aos avanços das práticas pedagógicas dentro do espaço educacional. Nesse contexto, surge a problemática da pesquisa: como propor uma formação de professores para o uso de metodologias ativas aliadas às tecnologias digitais para uma educação transformadora? A partir dos desdobramentos deste estudo, os professores participantes da pesquisa esperam tornar a escola um espaço vivo, em que os educandos aprendam a partir de suas reflexões e criticidade, com espaços dialógicos e estimulantes e docentes bem preparados por uma formação alicerçada em metodologias mais participativas que tornem os alunos protagonistas no processo de ensino-aprendizagem.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.031-099