Abstract
Os jogos e as brincadeiras desempenham um papel fundamental na Educação Infantil, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Este artigo busca analisar a relevância dessas práticas no contexto educacional, enfatizando seus impactos nos aspectos cognitivo, social, emocional e motor. Sob a perspectiva de ensino-aprendizagem disposta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2017), e no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) (Brasil, 1998), que estão previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Brasil, 1996) e relacionados aos jogos e as brincadeiras no ambiente escolar, pautar-nos-emos, inicialmente, pelo período histórico-cultural das concepções teóricas de Friedrich Fröbel, Maria Montessori, Jean Piaget e Lev Vygotsky, e discorreremos sobre as metodologias pedagógicas por intermédio dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. A metodologia utilizada baseia-se em uma imagem de crianças brincando na sala de aula, além de pesquisas bibliográficas em livros, artigos e fontes da internet. Dessa maneira, fundamentada nos teóricos como: Helmut Heiland (2010), Hermann Röhrs (2010) da coleção educadores; Jean Piaget (1976, 1999), Lev Vygotsky (1984), João Pedro da Fonseca (2002), Celso Antunes (2014), Tizuko Morchida Kishimoto (2016), Donald Winnicott (1975), Zilma Ramos de Oliveira (2002), entre outros teóricos relevantes, a pesquisa bibliográfica pautou-se em estudos para o desenvolvimento infantil. Por fim, o artigo discute a relevância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil, destacando seus benefícios para as dimensões cognitiva, motora, emocional e social. A partir de estudos teóricos e análise de práticas pedagógicas alinhadas à BNCC, evidenciou-se que a ludicidade é essencial para promover uma aprendizagem significativa e o desenvolvimento integral das crianças.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.031-098