Abstract
A iniciativa visa dois objetivos principais: primeiro, um esforço social para familiarizar os alunos, especialmente os de escolas públicas, com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o curso de Engenharia Agrícola, destacando oportunidades de carreira; segundo, uma estratégia educacional para aumentar a participação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), visando melhorar a competitividade, particularmente nos cursos menos procurados, como Engenharia Agrícola. Foram realizadas visitas a duas escolas do interior de Sergipe, onde foram ministradas palestras com profissionais e estudantes, apresentando o curso de Engenharia Agrícola aos alunos. Antes da palestra, foi aplicado um questionário para identificar o nível de conhecimento dos alunos sobre o curso. Ao final, também foi aplicado outro questionário para avaliar o impacto do projeto. Constatou-se que os alunos conheciam pouco o curso de Engenharia Agrícola. Após a palestra, observou-se um aumento no interesse dos alunos em cursar Engenharia Agrícola. Os estudantes universitários tiveram a oportunidade de experimentar integração, participação em atividades de extensão e colaboração em equipe.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.011-005