Abstract
Este artigo analisa o papel da assistência estudantil no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), a partir do Programa de Assistência Estudantil (PAES). Como política pública de inclusão social, o PAES visa promover a permanência e o êxito acadêmico, oferecendo condições aos estudantes que enfrentam situações de vulnerabilidade socioeconômica. A pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, adota uma abordagem quali-quantitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e análise documental. A coleta de dados foi realizada mediante um questionário, cujas informações foram analisadas pela Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que 57,4% dos estudantes consideram o programa fundamental para sua permanência na instituição; 38,3% afirmaram que não conseguiriam continuar sem os benefícios; 51,1% destacam os efeitos positivos na dedicação acadêmica; 66% apontam o benefício como um alívio financeiro e 53,2% afirmaram que ele atende parcialmente suas necessidades financeiras. Conclui-se que o PAES desempenha um importante papel na trajetória acadêmica, reforçando a necessidade de fortalecimento e aprimoramento contínuo da política para ampliar sua efetividade e alcance na instituição.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.008-039