Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

CRÍTICA BIOGRÁFICA: UM CAMINHO METODOLÓGICO PARA OS FILMES DE ESCRITA DE SI

Leandro Silva Lopes


Abstract

Nos últimos anos a produção fílmica em primeira pessoa, que elabora memórias e sentimentos íntimos, vem ganhando mais espaço na filmografia brasileira. Na mesma velocidade das realizações das “escritas íntimas” ou “escritas de si”, amplia-se também sua fortuna crítica. Parte da fundamentação teórica ainda bebe da fonte do campo literário, em autores como Philippe Lejeune ou Serge Doubrovsky. Partiremos aqui de uma questão: em um filme em primeira pessoa, o que pode dizer a biografia do realizador ou da realizadora? Para problematizá-la, trabalharemos as obras e a biografia do cineasta Cristiano Burlan. Nascido em Porto Alegre, mas radicado no Capão Redondo, em São Paulo, o realizador conviveu com o fato de perder o pai, o irmão - assassinado pela milícia -, e a mãe, vítima de feminicídio. Fez disso filmes, realizando a “Trilogia do Luto” que abordaremos ao longo do trabalho.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.008-013 


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Leandro Silva Lopes