Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

UMA EDUCAÇÃO OMNILATERAL DE MARX A PARTIR DO MÉTODO EXPERIMENTO DIDÁTICO FORMATIVO DE DAVYDOV

Naldir Rocha


Abstract

O artigo apresenta uma análise entre as categorias do Materialismo Histórico Dialético de Marx, e o método Experimento Didático Formativo de Davydov, numa compreensão da importância de metodologias experimentais nas atividades de ensino-aprendizagem na educação básica. E estabelece-se como objetivo, compreender as relações sobre educação "omnilateral", em Marx, com o método Experimento Didático Formativo davydoviano, e este como metodologia experimental de ensino-aprendizagem. Valorizando a apropriação coletiva dos conceitos científicos e suas aplicabilidades socioculturais. Esse processo se fundamenta na Teoria Atividade de Estudo em Davydov, estabelece-se uma discussão sobre educação omnilateral, trabalho produtivo e alienação de Marx. Nos processos experimentais nas pesquisas científicas sobre o desenvolvimento da psicologia em Vygotsky como transformação psíquica, Leontiev na influênca da atividade humana para compreender a evolução da consciência. Em Elkonin nas pesquisas teoricas sobre a periodização no pecesso de ensino-aprendizagem e Davydov na construção teórica da Atividade de Estudo. Conclui-se que o professor ao desenvolver metodologias experimentais, possibilita a compreensão de como os processos de mediações, da dialética, influenciam nas transformações das funções mentais superiores dos estudantes.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.008-010 


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Naldir Rocha