ESTUDO COMPARATIVO DA EFICÁCIA NA ALFABETIZAÇÃO EM CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR DIFERENTES METODOLOGIAS

Autores

  • Alexandra Fernandes Morais Rangel
  • Renata Savastano Ribeiro Jardini
  • Rosângela Canoas-Andrade
  • Waleska Carvalheiro Del Neri

Palavras-chave:

Alfabetização, Método das Boquinhas®, Neuroalfabetização, Método fonovisuoarticulatório, Novas Sondagens Boquinhas

Resumo

As habilidades de leitura e escrita são indispensáveis para a vida dentro e fora das escolas em sociedades democráticas modernas. É um direito humano básico que muitas vezes tem sido negado. Uma alfabetização de qualidade envolve a busca por práticas de ensino que sejam eficientes e que promovam melhores resultados nos níveis de aprendizagem dos estudantes. No Brasil, em 2021, devido à pandemia da Covid-19, o número de crianças entre 6 e 7 anos que não sabiam ler cresceu para 40,8%. Anteriormente à pandemia já era urgente a necessidade de adequar os processos de aprendizagem às reais necessidades das crianças. O objetivo geral desse estudo foi investigar a eficácia de diferentes metodologias de alfabetização, incluindo-se o Método das Boquinhas® , a partir da comparação do desempenho de três grupos de crianças que frequentam o 1º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas, nas habilidades verificadas nas Novas Sondagens Boquinhas, em dois tempos. Os resultados do estudo mostraram variação significativa em relação aos fatores grupo e momento, sendo que o grupo experimental que adotou a metodologia Boquinhas® foi o que apresentou resultados mais consistentes.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.041-043 

Publicado

2025-03-11

Como Citar

Rangel , A. F. M., Jardini, R. S. R., Canoas-Andrade, R., & Del Neri, W. C. (2025). ESTUDO COMPARATIVO DA EFICÁCIA NA ALFABETIZAÇÃO EM CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR DIFERENTES METODOLOGIAS. Seven Editora, 595–610. Recuperado de https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6733