Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

ABORDAGENS GRAMATICAL E COMUNICATIVA NO PROCESSO FORMATIVO EM LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA: PERCEPÇÕES DOS(AS) PROFESSORES(AS) DOS CURSOS DE LIBRAS OFERECIDOS PELO CAS - MARANHÃO

Alda Margarete Silva Farias Santiago

Cláudia Oliveira Vale

Josafá da Conceição Clemente

Leandra de Sousa Mourão

Maria do Carmo Alves da Cruz

Maria José Lobato Rodrigues

Ronald Thiago de Paulo


Abstract

Este artigo tem como objetivo discutir as abordagens gramatical e comunicativa no ensino da Libras como segunda língua a partir das percepções e compreensões dos(as) profissionais que atuam nos cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) oferecidos pelo Centro de Educação Especial Professora Maria da Glória Arcangeli / CAS-Maranhão. Justifica-se por sua relevância social na medida em que o ensino da Libras está incluído na proposta pedagógica das instituições de educação fomentadoras das formações de sujeitos sociais. Utilizou-se como metodologia o embasamento da pesquisa bibliográfica, baseada em Almeida Filho (1998), (2017); Barbosa e Lacerda (2019); Brasil (2023); Borges (2010); Ferreira (2010); Finger e Quadros (2008); Fiorin (2007) e Gesser (2010), entre outros; e da pesquisa de campo, com a aplicação de questionários por meio do google formulários para os seguintes profissionais: professores(as)-instrutores(as), professores(as)-tradutores(as)-intérpretes dos cursos de Libras - L2. As análises tiveram a base crítica a partir das intencionalidades e orientações da pesquisa qualitativa. Os resultados da pesquisa mostraram que os profissionais, professor(as), tradutores(as) e intérpretes de Libras, possuem consciência da dinâmica do trabalho desenvolvido e, na materialidade das ações didático-pedagógicas, desempenham, em grande parte, os âmbitos do ensino por via das perspectivas gramatical e comunicativa do ensino da Libras.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.001-046 


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Alda Margarete Silva Farias Santiago, Cláudia Oliveira Vale, Josafá da Conceição Clemente, Leandra de Sousa Mourão , Maria do Carmo Alves da Cruz, Maria José Lobato Rodrigues , Ronald Thiago de Paulo

Author(s)

  • Alda Margarete Silva Farias Santiago
  • Cláudia Oliveira Vale
  • Josafá da Conceição Clemente
  • Leandra de Sousa Mourão
  • Maria do Carmo Alves da Cruz
  • Maria José Lobato Rodrigues
  • Ronald Thiago de Paulo