Abstract
Este artigo traz o delineamento descritivo, do tipo relato de experiência, decorrente da vivência da disciplina História e Filosofia da Ciência experimentada pelos alunos do curso de Ciência no Curso de Ciências da Natureza - Licenciatura do campus Uruguaiana no segundo semestre de 2021 durante a pandemia da Covid-19 (SARS-CoV-2), período em que os professores tiveram que se reinventar para ministrar suas aulas e abordar os conteúdos de forma atrativa e interativa. Sob esta realidade, foi abordada a ausência da representatividade feminina na história da ciência e, a partir disso, os alunos foram desafiados a realizar pesquisas e elaborar jogos físicos e virtuais que evidenciassem cientistas mulheres e seus feitos. Apresentamos aqui dois jogos de tabuleiro dos dezessete elaborados, na expectativa de que a ideia seja replicada como modelo metodológico de incentivo à divulgação de corpos que ainda hoje são escondidos da história em função de uma ciência dominada por personagens masculinos.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-104