Abstract
Carreiras é um tema relativamente recente com os primeiros estudos datados em 1970 ganhando repercussão, no brasil, na década de 1990 com trabalhos de joel dutra. Naturalmente, com a expansão desse campo de estudos surgiram várias definições e abordagens sobre a carreira profissional. Partimos da concepção que pensar carreira é pensar em vivências de uma pessoa ao longo de toda a sua vida que possam de alguma maneira influenciar a sua forma de ver o trabalho e de criar experiências que contribuam com sua carreira profissional. Essa ótica, conhecida como as abordagens não tradicionais de carreira, coloca como primordial ao indivíduo o autoconhecimento, o desenvolvimento de competências apropriadas, de modo a lidar com os desafios do mercado profissional, considerando, inclusive, a possibilidade de carreiras para além das fronteiras organizacionais, incluindo ações de empreendedorismo, o vínculo a várias e diferentes organizações, dentre outras possibilidades. É nesse sentido, que os cursos de educação à distância da universidade de uberaba socializam por meio deste ensaio o seu programa de formação profissional e desenvolvimento de carreiras. Trata-se de um programa global e longitudinal, capaz de planejar e auxiliar os alunos na ação, na realização e desenvolvimento de suas carreiras na prática, tendo em vista os próprios valores e propósitos. Neste sentido, o que se vê adiante é uma experiência híbrida e exitosa que visa preparar os acadêmicos para as novas configurações de mercado, incluindo a chegada indústria 4.0, oferecendo ferramentas de autoconhecimento, mercado de trabalho e desenvolvimento de habilidades e competências na prática.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-103