Abstract
Introdução: A utilização de metodologias ativas como uma estratégia para a educação permanente em saúde no Hospital Federal da Lagoa. Objetivos: O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre a implementação de metodologias ativas para Enfermeiros do Hospital Federal da Lagoa e coletar suas percepções sobre a utilização deste tipo de metodologia por meio de um questionário. Métodos: Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, elaborada entre os meses de outubro de 2020 e fevereiro de 2022, realizada através de um questionário contendo questões mistas (objetivas e dissertativas). A partir do questionário foram realizadas um constructo das informações coletadas que deram base aos resultados e discussão. Resultados: Observou-se uma uniformidade de opiniões acerca das respostas obtidas no questionário onde estas foram positivas acerca da implementação de metodologias ativas de ensino em treinamentos implementados. Conclusão: Durante a pesquisa pôde-se perceber que as metodologias ativas são um excelente método de facilitação e interação do processo de ensino-aprendizagem e relações interpessoais, mas apesar de muitas evidências positivas sobre a utilização de metodologias ativas, assim como qualquer inovação, ainda é encontrada certa dificuldade na implementação, este fato se dá pelo emprego de metodologias ativas requererem a ruptura de paradigmas. Portanto, para que se se obtenha sucesso com a utilização desse tipo de metodologia é necessário comprometimento por parte das instituições e dos profissionais envolvidos nesse processo.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-120