Abstract
A gestão é a principal ação para que as organizações sejam administradas de forma efetiva em todas as áreas, uma vez que promove a integração entre elas, além de melhorar os recursos disponíveis, para atingir os objetivos planejados. A gestão na escola é a forma de administrar o ambiente de modo que todas as atividades sejam desenvolvidas da melhor forma, promovendo um desenvolvimento educacional integral. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as práticas de gestão em escolas públicas de Vitória da Conquista, cidade de médio porte do interior da Bahia. Quanto aos procedimentos metodológicos, caracteriza-se como uma pesquisa de natureza empírica, do tipo descritivo-exploratória, que adotou a técnica do estudo de caso com múltiplas unidades de análise, ou seja, cinco escolas públicas de Vitória da Conquista foram estudadas. Para coleta de dados, utilizou-se entrevista semiestruturada cujos dados receberam tratamento qualitativo. Os resultados revelam que os gestores escolares adotam várias práticas de gestão no ambiente escolar, dentre elas, a liderança participativa, a comunicação e o diálogo, gestão de processos e por resultados e preceitos da burocracia como mecanismo de controle. Além disso, ficou constatado que a autonomia limitada, a falta de planejamento de metas e ações, o deficiente gerenciamento do tempo e das tarefas foram as principais dificuldades e desafios dos gestores. Por fim, propõe-se um olhar mais afundo e detalhado da gestão no ambiente escolar, buscando investigar o planejamento a longo prazo como principal meio de desenhar novas tendências na educação pública nas escolas.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-099