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Conhecimento sobre primeiros socorros de estudantes em uma escola pública

Neto MSC;
Miranda SOS;
Negrão RJS;
de Oliveira IM;
Vilhena AO;
Vieira FN;
Melo SL;
Rodrigues BMS;
Martins MF;
de Lima EP;
Silva MC;
Oliveira E

Manoel Samuel Cruz Neto

Suellen Oliveira da Silva Miranda

Renata de Jesus da Silva Negrão

Isis Mendes de Oliveira

Andrezza Ozela Vilhena

Flávia Nunes Vieira

Suenny Leal Melo

Bianca Morena de Sousa Rodrigues

Maíra Freire Martins

Elis Pinho de Lima

Maycom Carvalho Silva

Euzébio Oliveira


Keywords

Primeiros Socorros
Estudantes
Educação em Saúde
Tecnologia Educacional

Abstract

Introdução: A segurança no espaço escolar em todos os aspectos, ambiente físico, emocional e psicológico, é importante e interfere na vida de crianças e adolescentes, é no ambiente escolar que esses indivíduos passam um terço do seu dia, e estão suscetíveis a situações de urgência e emergência. Este estudo, visa conhecer as percepções de estudantes sobre noções de primeiros socorros em situações de urgência e emergência em uma escola pública. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem descritiva, foi desenvolvida em uma escola pública situada no município de Belém, Estado Pará. A análise do estudo seguiu a teoria de Bardin. Resultados e Discussão: A amostra foi composta por 15 estudantes, sendo oito do gênero feminino e sete do gênero masculino, entre a faixa etária de 12 a 16 anos. Verificou-se que a maioria dos participantes apresentavam desconhecimento sobre o assunto e/ou uma noção equivocada de como agir diante dessa emergência o que poderia causar uma piora do quadro da vítima, acarretando assim insegurança e inércia diante se situações como emergências por traumas, automedicação, crise convulsiva e infarto agudo do miocárdio. Conclusão: Levando-se em consideração o despreparo e a falta de conhecimento dos alunos diante as situações de primeiros socorros, é necessário que ocorram mudanças na grade curricular para oferecer aos estudantes maiores esclarecimentos, e assim agir com segurança diante de uma ocorrência de urgência e emergência. Tendo em vista que os alunos poderão prestar esse atendimento a vítima, também poderão ser intermediários desse conhecimento para seus familiares. 

 

DOI:https://doi.org/10.56238/cienciasaudeestuepesv1-033


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Manoel Samuel Cruz Neto , Suellen Oliveira da Silva Miranda , Renata de Jesus da Silva Negrão, Isis Mendes de Oliveira , Andrezza Ozela Vilhena , Flávia Nunes Vieira , Suenny Leal Melo , Bianca Morena de Sousa Rodrigues , Maíra Freire Martins , Elis Pinho de Lima, Maycom Carvalho Silva , Euzébio Oliveira

Author(s)

  • Manoel Samuel Cruz Neto
  • Suellen Oliveira da Silva Miranda
  • Renata de Jesus da Silva Negrão
  • Isis Mendes de Oliveira
  • Andrezza Ozela Vilhena
  • Flávia Nunes Vieira
  • Suenny Leal Melo
  • Bianca Morena de Sousa Rodrigues
  • Maíra Freire Martins
  • Elis Pinho de Lima
  • Maycom Carvalho Silva
  • Euzébio Oliveira