Abstract
O texto apresenta perspectivas em torno de movimentos conceituais sobre constructos referentes ao ensino de ciências naturais amparados em pressupostos, tais como: o modelo de paradigma revolucionário; a noção de perfil conceitual; mudança e evolução conceitual; e a aprendizagem significativa. O objetivo norteador do estudo é explicitar as alterações conceituais, que os saberes contidos e expostos pelo perfil conceitual do estudante podem sofrer, mediante, o movimento de mudança e evolução conceitual manifestados a partir da experiência deste em situações de ensino e aprendizagem escolar. O percurso metodológico consistiu em duas etapas: Primeira- revisão bibliográfica e, segunda - a investigação do contexto empírico (produção de conhecimento pelos estudantes de Pedagogia) na disciplina Ciências naturais e suas metodologias ministrada na terceira série-graduação do Curso de Pedagogia da Unioeste/Campus de Francisco Beltrão/PR. Os dados coletados indicam a existência de alterações nos perfis conceituais e possíveis evoluções conceituais, na medida em que, os estudantes incorporaram novas ideias ao perfil inicial atribuindo significação aos conceitos da área de ensino de ciências naturais e aplicando as conceituações organizadas para resolver situações-problemas cotidiano no percurso escolar acadêmico.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-091