Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

Constructos conceituais: educação cientifica na formação em pedagogia

de Maman D

Daniela de Maman


Keywords

Perfil Conceitual
Ensino De Ciências
Mudança E Evolução Conceituais

Abstract

O texto apresenta perspectivas em torno de movimentos conceituais sobre constructos referentes ao ensino de ciências naturais amparados em pressupostos, tais como: o modelo de paradigma revolucionário; a noção de perfil conceitual; mudança e evolução conceitual; e a aprendizagem significativa. O objetivo norteador do estudo é explicitar as alterações conceituais, que os saberes contidos e expostos pelo perfil conceitual do estudante podem sofrer, mediante, o movimento de mudança e evolução conceitual manifestados a partir da experiência deste em situações de ensino e aprendizagem escolar. O percurso metodológico consistiu em duas etapas: Primeira- revisão bibliográfica e, segunda - a investigação do contexto empírico (produção de conhecimento pelos estudantes de Pedagogia) na disciplina Ciências naturais e suas metodologias ministrada na terceira série-graduação do Curso de Pedagogia da Unioeste/Campus de Francisco Beltrão/PR. Os dados coletados indicam a existência de alterações nos perfis conceituais e possíveis evoluções conceituais, na medida em que, os estudantes incorporaram novas ideias ao perfil inicial atribuindo significação aos conceitos da área de ensino de ciências naturais e aplicando as conceituações organizadas para resolver situações-problemas cotidiano no percurso escolar acadêmico.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-091


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Daniela de Maman