Abstract
As dificuldades de alunos do ensino médio para compreender os processos abstratos envolvidos no desenvolvimento de um raciocínio matemático intriga os professores de Matemática quando exigem a utilização de uma linguagem formal e rigorosa para a representação do objeto em estudo. Com o advento das tecnologias digitais, a utilização de softwares possibilita a representação do objeto matemático por meio de gráficos bidimensionais ou tridimensionais que facilitam a compreensão do aluno. Neste universo, o software GeoGebra se destaca, pois permite que o aluno observe uma infinidade de propriedades que não conseguiria com o uso da linguagem clássica da matemática. O objetivo deste artigo é verificar em que medida a utilização do software GeoGebra pode contribuir para a compreensão dos conceitos matemáticos da análise de regressão em alunos da 3ª série do ensino médio, de uma escola pública na cidade de Apuí-AM, região sul do Estado brasileiro do Amazonas. A metodologia utilizada foi a Engenharia Didática, que inclui o confronto das análises a priori, com a experimentação e as análises a posteriori de uma sequência didática. Os resultados revelaram que o uso do software GeoGebra pode ser eficaz para o aprendizado de conteúdos de análise de regressão Estatística, assim como foi comprovado para a Geometria e a Trigonometria. Sua utilização vai além da realização de cálculos dispostos em tabelas, como as planilhas eletrônicas já fazem. Seu diferencial são as funcionalidades para a realização da conversão da linguagem algébrica para as linguagens de gráficos e imagética, e vice-versa.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-088