Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

Práticas pedagógicas remotas na disciplina de circuitos elétricos do curso de engenharia de computação da UEFS

Delmar Broglio Carvalho

Márcia Lissandra Machado Prado

Marcos de Araujo Paz


Keywords


Abstract

Este trabalho analisa o processo de mediação pedagógica, durante o estado de emergência em saúde pública decorrente da Covid-19, no componente curricular Circuitos Elétricos do curso de graduação em Engenharia de Computação da Universidade Estadual de Feira de Santana. Neste cenário pandêmico, extremamente desafiador, o processo de ensino e aprendizagem foi desenvolvido através de atividades síncronas e assíncronas, contemplando novas abordagens didático-pedagógicas. Para o processo de mediação foram utilizados os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e foi intensificado o uso de Simuladores de Circuitos Elétricos e Eletrônicos (EDA) que se constituíram a base dos recursos tecnológicos aplicados. O estudo foi realizado durante dois semestres curriculares consecutivos contemplando três turmas, com dez alunos cada. Ao final dos semestres foi realizada uma pesquisa quantitativa para coletar a percepção dos alunos sobre as metodologias e práticas pedagógicas utilizadas, através do próprio olhar sobre seu aprendizado. Dividido em três seções, o questionário abordou aspectos relacionados aos ambientes virtuais, aos conteúdos e sobre o uso de simuladores computacionais. Na experiência vivenciada pelos professores com a inserção de novas abordagens e práticas pedagógicas diferenciadas para implementar o ensino remoto de Circuitos Elétricos constatou-se um maior engajamento dos alunos, uma vez que foram disponibilizadas formas alternativas de construção do conhecimento onde as dificuldades, que normalmente ocorrem, foram transformadas em oportunidades de refletir e aprender com os desafios impostos e assim consolidar o protagonismo necessário para o processo de aprendizagem.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-089


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Delmar Broglio Carvalho, Márcia Lissandra Machado Prado, Marcos de Araujo Paz

Author(s)

  • Delmar Broglio Carvalho
  • Márcia Lissandra Machado Prado
  • Marcos de Araujo Paz