Abstract
Este artigo tem como objetivo apresentar um histórico da educação por meio da História, apresenta de maneira sintética as principais características da educação durante os vários períodos históricos aqui abordados, são eles: Educação do Homem Primitivo; Educação na Grécia; Educação na Idade Média; Educação na Reforma Protestante e na Contra Reforma; Educação do Homem Burguês e Educação Socialista. Quem foram os primeiros professores? Como se dava a transmissão desses conhecimentos? Quais as classes ou grupos de pessoas que tinham direito a educação? Qual o caráter (religioso, laico, público, privado, estatal) que a educação assume nos diversos períodos históricos? A quem servia a educação? Essas e outras questões são abordadas provocando uma oportunidade de reflexão sobre a educação no passado para uma melhor compreensão da educação no presente. O trabalho foi realizado por meio da pesquisa bibliográfica, a partir de uma análise dialética baseada nas concepções histórica da educação de autores como Aranha, Ponce, Manacorda, dentre outros, que corroboram com o aporte teórico que fundamenta a pesquisa.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-105