Abstract
Este estudo apresenta o desenvolvimento metodológico e a validação do jogo "Jornada da Paz: Construindo um Mundo sem Violência", um jogo educativo baseado na dinâmica do UNO, voltado para adolescentes de 13 a 17 anos. O objetivo foi criar uma ferramenta lúdica capaz de estimular reflexões sobre tipos de violência, estratégias de prevenção/mitigação e canais de denúncia, fortalecendo comportamentos pró-sociais. O desenvolvimento foi estruturado em quatro fases: revisão integrativa da literatura, construção do arcabouço teórico, desenvolvimento do protótipo e validação com especialistas. Participaram do processo profissionais das áreas de educação, saúde e design, que avaliaram o jogo quanto ao impacto educacional e à experiência do usuário, baseando-se no modelo ARCS e na Taxonomia de Bloom. Os resultados indicaram aceitação positiva, com sugestões incorporadas para melhorar a clareza das regras, inclusão de personagens representativos e aprimoramento da interatividade. Conclui-se que o jogo "Jornada da Paz" é uma ferramenta inovadora e eficaz para sensibilizar adolescentes sobre a violência e incentivar atitudes preventivas, tornando-se um recurso promissor no ambiente escolar.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-103