Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

O RÁDIO GALENA NA GEOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM – ESCUTE ANTES QUE DESAPAREÇA

de Oliveira ÉA;
de Oliveira RCS

Érico Anderson de Oliveira

Rosália Caldas Sanábio de Oliveira


Abstract

Este relato é de uma experimentação com o Rádio Galena em sala de aula com alunos das séries iniciais dos cursos técnicos de nível médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) em Belo Horizonte. A fundamentação teórica foi pautada em uma prática construtivista que propõe a articulação de saberes do currículo e a capacidade dos alunos de elaborarem os seus próprios conceitos, exercendo as suas habilidades e as competências. Envolveram-se os conteúdos de Física (ondas, circuito ressonante, eletromagnetismo e outros) e Geografia (localização de transmissão, distância da propagação, interferência dos acidentes geográficos, análise de mapas, recursos minerais presentes nos componentes...). Durante os testes, os alunos puderam ouvir a programação de uma rádio AM e correlacionar a audição com os conteúdos de Geografia (escala, globalização, comunicações, áreas de influência, abrangência, cultura, propagação de ondas e interferências – relevo, vegetação, condições atmosféricas). Os protótipos foram submetidos a diferentes localizações para analisar a interferência dos elementos geográficos. Aos conteúdos geográficos, somaram-se discussões geopolíticas, físicas, econômicas etc. Constatou-se que os vários conteúdos discutidos foram compreendidos nas formas como se articulam tanto para o funcionamento do rádio, as limitações geográficas, como para a propagação das ideias ou possibilidades dadas pelo avanço tecnológico nos dias atuais e suas intercorrências de toda ordem.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-095

 


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Érico Anderson de Oliveira , Rosália Caldas Sanábio de Oliveira

Author(s)

  • Érico Anderson de Oliveira
  • Rosália Caldas Sanábio de Oliveira