Abstract
Este relato é de uma experimentação com o Rádio Galena em sala de aula com alunos das séries iniciais dos cursos técnicos de nível médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) em Belo Horizonte. A fundamentação teórica foi pautada em uma prática construtivista que propõe a articulação de saberes do currículo e a capacidade dos alunos de elaborarem os seus próprios conceitos, exercendo as suas habilidades e as competências. Envolveram-se os conteúdos de Física (ondas, circuito ressonante, eletromagnetismo e outros) e Geografia (localização de transmissão, distância da propagação, interferência dos acidentes geográficos, análise de mapas, recursos minerais presentes nos componentes...). Durante os testes, os alunos puderam ouvir a programação de uma rádio AM e correlacionar a audição com os conteúdos de Geografia (escala, globalização, comunicações, áreas de influência, abrangência, cultura, propagação de ondas e interferências – relevo, vegetação, condições atmosféricas). Os protótipos foram submetidos a diferentes localizações para analisar a interferência dos elementos geográficos. Aos conteúdos geográficos, somaram-se discussões geopolíticas, físicas, econômicas etc. Constatou-se que os vários conteúdos discutidos foram compreendidos nas formas como se articulam tanto para o funcionamento do rádio, as limitações geográficas, como para a propagação das ideias ou possibilidades dadas pelo avanço tecnológico nos dias atuais e suas intercorrências de toda ordem.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-095