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INTEGRAÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO COTIDIANO DE EDUCADORES E GESTORES DE RECURSOS HUMANOS PARA PROMOVER UM AMBIENTE DE TRABALHO SAUDÁVEL

de Alencar AR;
Andrade ACOC;
Almeida AWM;
da Silva ÂMN;
Lavor ELFL;
Paz EVC;
Fontes IM;
Coelho JA;
Junior JTA;
da Silva RKB;
Mane SEM;
Gomes RLR

Adna Rodrigues de Alencar

Ane Caroline de Oliveira Cunha Andrade

Antônio Werbiton Marinho Almeida

Ângela Maria Nascimento da Silva

Elaine Larissa Firmiano Lopes Lavor

Elizangela Vale Cunha Paz

Irene Mendes Fontes

Juliana Alves Coelho

Juvanildo Terra de Alencar Junior

Roberta Kelly Barbosa da Silva

Sana Eteki Mboumena Mane

Rickardo Léo Ramos Gomes


Abstract

A integração da saúde mental no ambiente de trabalho é uma necessidade crescente para promover o bem-estar e a produtividade dos profissionais. Educadores e gerentes de recursos humanos, em particular, enfrentam desafios únicos que podem impactar significativamente sua saúde psicológica. Portanto, práticas que estimulem um ambiente de trabalho saudável são fundamentais para equilibrar as demandas profissionais e a qualidade de vida. Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, buscando compreender os fenômenos relacionados à saúde mental nos contextos educacional e corporativo por meio de análise interpretativa e exploratória. O objetivo geral deste estudo é investigar como a integração da saúde mental no cotidiano de educadores e gestores de recursos humanos contribui para a promoção de um ambiente de trabalho saudável, abordando práticas e políticas que favoreçam o bem-estar psicológico tanto no ambiente educacional quanto no corporativo. Os resultados indicam a importância de políticas mais efetivas e integradas no enfrentamento das questões de saúde mental, destacando a necessidade de ações preventivas tanto no setor educacional quanto no empresarial. A pesquisa também revelou que, embora existam intervenções de apoio, ainda existem lacunas nas abordagens adotadas pelas instituições, sugerindo a necessidade de maior investimento em programas de formação e apoio contínuo aos educadores e gestores de recursos humanos.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-024


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Adna Rodrigues de Alencar, Ane Caroline de Oliveira Cunha Andrade, Antônio Werbiton Marinho Almeida, Ângela Maria Nascimento da Silva, Elaine Larissa Firmiano Lopes Lavor, Elizangela Vale Cunha Paz, Irene Mendes Fontes, Juliana Alves Coelho, Juvanildo Terra de Alencar Junior, Roberta Kelly Barbosa da Silva, Sana Eteki Mboumena Mane, Rickardo Léo Ramos Gomes

Author(s)

  • Adna Rodrigues de Alencar
  • Ane Caroline de Oliveira Cunha Andrade
  • Antônio Werbiton Marinho Almeida
  • Ângela Maria Nascimento da Silva
  • Elaine Larissa Firmiano Lopes Lavor
  • Elizangela Vale Cunha Paz
  • Irene Mendes Fontes
  • Juliana Alves Coelho
  • Juvanildo Terra de Alencar Junior
  • Roberta Kelly Barbosa da Silva
  • Sana Eteki Mboumena Mane
  • Rickardo Léo Ramos Gomes