MANEJO DO ESTRESSE PSICOLÓGICO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS POR MEIO DA PRÁTICA DE YOGA: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Uitairany do Prado Lemes
  • Laís Peres Anael
  • Gustavo Carvalho Marcelino
  • Cezimar Correia Borges
  • Paula Correa Neto Santos
  • Gusthavo Ribeiro Silva

Palavras-chave:

Yoga, University Student, Mental health, Psychological Stress

Resumo

Introdução: Altos níveis de estresse em estudantes universitários estão associados a sofrimento psicológico e podem afetar o seu desempenho acadêmico. Modalidades de exercícios mente-corpo como yoga aparentemente produzem efeitos no manejo dos sintomas do estresse e consequentemente, sofrimento psicológico. Objetivo: Este estudo objetiva apresentar produções científicas sobre os efeitos e a implementação de programas de prática de yoga no manejo do estresse psicológico em estudantes universitários. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa nas bases eletrônicas PEDro, LILACS, Web of Science e Pubmed. Foram selecionados 10 estudo experimentais para discussão. Resultados/Discussão: Evidenciou-se que praticar yoga apresenta bom custo-benefício no manejo do estresse estudantil. A modalidade mais pesquisada é a Hatha Yoga e apesar de significativa, o tamanho do efeito das intervenções para estresse variou de moderado a pequeno. Ainda existem algumas lacunas sobre a intensidade e proporção de movimentos e meditação que potencialmente apresentaria melhores resultados, sendo necessário mais pesquisas sobre o tema. Considerações Finais: Implementar yoga no currículo acadêmico pode ser uma estratégia favorável de enfrentamento ao estresse associado a educação de nível superior.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.030-012

 

Publicado

2024-11-25

Como Citar

Lemes , U. do P., Anael , L. P., Marcelino , G. C., Borges , C. C., Santos , P. C. N., & Silva , G. R. (2024). MANEJO DO ESTRESSE PSICOLÓGICO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS POR MEIO DA PRÁTICA DE YOGA: REVISÃO INTEGRATIVA. Seven Editora, 173–184. Recuperado de https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6099