Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

O ENSINO DE GEOGRAFIA PARA A SUSTENTABILIDADE E O MEIO AMBIENTE

Marchesini R

Renato Marchesini


Abstract

A Geografia, a educação para a sustentabilidade e especificamente a educação geográfica para a sustentabilidade são chamadas a responder a uma demanda com profundas conotações sociais, econômicas e ambientais: globalização, mudanças climáticas, desenvolvimento humano, diversidade (biológica, socioeconômico e cultural), desenvolvimento sustentável, que envolve não apenas a individualização das inter- relações, mas também o posicionamento em uma dimensão ética e solidária com as novas gerações. Desta forma, o objetivo geral deste trabalho é apresentar um estudo sobre quais são as contribuições da geografia para a educação e o desenvolvimento local sustentável. O seguinte trabalho se classifica como uma revisão de literatura, no qual foi realizada uma consulta a livros, dissertações e por artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados (livros, sites de banco de dados etc.): Scielo, Portal CAPES e Google Academics para a investigação. As palavras-chave utilizadas na busca foram: “educação ambiental”, “desenvolvimento sustentável” e “geografia”. ensinar Geografia é comprometer-se com a formação do cidadão, levando em consideração a concepção sócio interacionista de Vygotsky defendida pelos autores estudados. Os docentes, no que diz respeito a essa ciência humana, precisam apoiar-se em outros profissionais da área para que os orientem, aperfeiçoando o trabalho com os conteúdos que envolvem a disciplina. É muito importante também que as secretarias de educação disponibilizem melhores cursos e recursos para que os docentes consigam realizar um trabalho satisfatório nessa disciplina totalmente em harmonia com o meio no qual os estudantes estão inseridos.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.033-004

 


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Renato Marchesini