Abstract
A Geografia, a educação para a sustentabilidade e especificamente a educação geográfica para a sustentabilidade são chamadas a responder a uma demanda com profundas conotações sociais, econômicas e ambientais: globalização, mudanças climáticas, desenvolvimento humano, diversidade (biológica, socioeconômico e cultural), desenvolvimento sustentável, que envolve não apenas a individualização das inter- relações, mas também o posicionamento em uma dimensão ética e solidária com as novas gerações. Desta forma, o objetivo geral deste trabalho é apresentar um estudo sobre quais são as contribuições da geografia para a educação e o desenvolvimento local sustentável. O seguinte trabalho se classifica como uma revisão de literatura, no qual foi realizada uma consulta a livros, dissertações e por artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados (livros, sites de banco de dados etc.): Scielo, Portal CAPES e Google Academics para a investigação. As palavras-chave utilizadas na busca foram: “educação ambiental”, “desenvolvimento sustentável” e “geografia”. ensinar Geografia é comprometer-se com a formação do cidadão, levando em consideração a concepção sócio interacionista de Vygotsky defendida pelos autores estudados. Os docentes, no que diz respeito a essa ciência humana, precisam apoiar-se em outros profissionais da área para que os orientem, aperfeiçoando o trabalho com os conteúdos que envolvem a disciplina. É muito importante também que as secretarias de educação disponibilizem melhores cursos e recursos para que os docentes consigam realizar um trabalho satisfatório nessa disciplina totalmente em harmonia com o meio no qual os estudantes estão inseridos.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.033-004