Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

O USO DO CELULAR NA SALA DE AULA: RECURSO DIDÁTICO OU DISTRAÇÃO?

Porto SB;
Porto ZB

Selomi Bermeguy Porto

Zandio Bermeguy Porto


Abstract

A informática sem dúvidas trouxe inovações e desenvolvimento para diversas áreas da sociedade, inclusive no âmbito educacional. Fruto desta evolução tecnológica o celular tronou-se um recurso indispensável na vida das pessoas presente nos variados contextos da vida do ser humano: trabalho, entretenimento, estudos, etc. Todavia, ressalta-se a existência de divergências de opiniões e caloroso debate de como usar tais recursos no ambiente escolar. Assim nossa pesquisa em linhas gerais buscou verificar a percepção de alunos e professores sobre o uso do celular na sala de aula. Em termos específicos buscou descrever de que maneira o celular tem sido utilizado nas atividades no processo de ensino aprendizagem. A pesquisa apresenta uma abordagem de caráter qualitativa e, como instrumento de coleta de dados foi utilizado o formulário de entrevista com perguntas abertas e fechadas e a observação antecedida pela experiência nas práticas curriculares e de estágio supervisionado no ensino médio. O que se revela é que a tecnologia tem proporcionado uma grande contribuição para a sociedade de modo geral. Todavia, pensar no celular como um recurso pedagógico ainda é um debate que precisa ser melhor explorado e alinhado para seu melhor uso nas instituições educacionais. Por fim, a pesquisa mostra que o professor tem o papel fundamental para inserir a informática no ambiente escolar dando uma nova roupagem ao aprendizado do aluno criando pontes de ligações entre teorias e práticas.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.031-071

 


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Selomi Bermeguy Porto, Zandio Bermeguy Porto

Author(s)

  • Selomi Bermeguy Porto
  • Zandio Bermeguy Porto