Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

Ensino da temática “humanização do cuidado” em cursos de graduação em enfermagem em universidades estaduais do Paraná

Ferraz MAA;
Azarias KGB;
Waner CG;
dos Santos MEC;
Giordani AT;
B. TAP

Marcela Aparecida Alvarez Ferraz

Késsia G. B. Azarias

Carolina Godoy Waner

Maria E. Caetano dos Santos

Annecy T. Giordani

Tatiane A. Phelipini B.


Abstract

Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Enfermagem, frequentemente propõe reformas nas grades curriculares das Instituições de Ensino Superior sempre que são necessárias mudanças que despontem novas demandas e atualizações pertinentes para formação profissional de qualidade. Todavia, busca-se o rompimento com o mero cumprimento do exercício profissional para incorporar um ensino voltado para a real necessidade da sociedade e do mundo do trabalho. Possibilitando a formação de profissionais com visão holística no cuidado ao usuário em conformidade com a Política Nacional de Humanização. Objetivo: Analisar como o tema "Humanização do Cuidado" é proposto nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos de Graduação em Enfermagem das Universidades Estaduais do Paraná. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa de análise documental, com intuito constituir um corpus satisfatório, extenuando as pistas capazes de fornecer informações relevantes em relação à temática. A análise documental é um conjunto de operações intelectuais que visa à descrição e representação dos documentos de uma forma unificada e sistemática para facilitar a sua recuperação extraída da fonte original, permitindo a localização, organização e avaliação das informações contidas. Por fim, os dados coletados foram organizados em planilhas do Excel separados por abas, a fim de reunir os dados mais relevantes de forma concisa e objetiva para que sejam, posteriormente, discutidos os achados e resultados pertinentes ao objetivo da pesquisa. Resultado:A Análise Documental permitiu o aprofundamento na temática Ensino da Humanização devido  a sua característica de constituir um corpus satisfatório, esgotando todas as pistas capazes de fornecer informações relevantes em relação à temática. Assim, ao integrar a política de forma efetiva como base do ensino, cria-se um ambiente que favorece o desenvolvimento de um profissional com uma visão mais humana, ética e integrada tanto com as necessidades dos pacientes, quanto com a equipe de saúde. Conclusão: No entanto, para que se tenha profissionais com conhecimento a respeito da Humanização do Cuidado e possam de fato prestar um cuidado e uma assistência humanizada, é imprescindível de que durante sua formação tenham entrado em contato com a temática de modo teórico-prático, e que esse contato acontece durante toda a graduação.  Nesse sentido, contribuir com o desenvolvimento e aprimoramento do ensino de Enfermagem, e promover reflexões a respeito da inserção da Humanização na formação dos futuros enfermeiros de modo substancial, se justifica pelo fato de a prática humanizada contemplar o indivíduo de maneira holística, promovendo a prevenção, promoção, tratamento.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.026-041


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Marcela Aparecida Alvarez Ferraz, Késsia G. B. Azarias, Carolina Godoy Waner, Maria E. Caetano dos Santos, Annecy T. Giordani, Tatiane A. Phelipini B.

Author(s)

  • Marcela Aparecida Alvarez Ferraz
  • Késsia G. B. Azarias
  • Carolina Godoy Waner
  • Maria E. Caetano dos Santos
  • Annecy T. Giordani
  • Tatiane A. Phelipini B.