Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

Idealização de uma brinquedoteca: do papel à realidade

Fadul H;
Gontijo JDM;
de Sousa LV;
Paschoini LAK;
Borges ME;
Freitas MS;
Dias TM;
Lenza NFB

Hayssa Fadul

Jakeline Damiana Moreira Gontijo

Luidi Volpi de Sousa

Luís Alberto Kirchner Paschoini

Maria Eduarda Borges

Mariana Souza Freitas

Thaysa Moura Dias

Nariman de Felício Bortucan Lenza


Abstract

Em  fevereiro  de 2021 foi inaugurada a Policlínica de uma Faculdade de Medicina do Sudoeste de Minas Gerais e com ela nasce a necessidade de uma brinquedoteca, devido a demanda de crianças que ficavam ansiosas, impacientes e agitadas na sala de espera. Objetivo: Descrever a criação de uma brinquedoteca universitária e o desenvolvimento de ações diárias realizadas neste ambiente. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência. Desenvolvimento: O projeto de extensão foi desenvolvido por alunos da Iniciação Científica do curso de medicina. Inicialmente os alunos se reuniram e desenharam o projeto da brinquedoteca junto à administração da Faculdade. Em seguida elaboraram um esboço abordando a importância da desta para a Policlínica, para os pacientes, as crianças e os atendimentos de pediatria. Em março de 2022 a brinquedoteca estava montada e aberta ao público, sendo bem colorida, segura e alegre. Durante o projeto foram realizadas atividades para estimular o desenvolvimento cognitivo e psicomotor das crianças.  Diariamente eram disponibilizadas atividades como o momento de leiturinha, teatros educativos com fantoches, eram entregues desenhos prontos para colorir com lápis de cor; giz de cera e tintas, entregues cartolinas para elas se expressarem através da sua arte; trabalhos artesanais com massinhas de modelar, quebra cabeça, jogos da memória e elas podiam utilizar os brinquedos de escorregar e balanços, tudo de acordo com a sua idade e seu grau de interação. Conclusão: Após a estruturação da brinquedoteca, as crianças passaram a ficar menos agitadas, inquietas e colaborando melhor durante as consultas. Assim, o projeto vem atuando como facilitador na abordagem das crianças, fortalecendo o vínculo médico-paciente.


DOI:https://doi.org/10.56238/cienciasaudeestuepesv1-023 


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Hayssa Fadul, Jakeline Damiana Moreira Gontijo, Luidi Volpi de Sousa, Luís Alberto Kirchner Paschoini, Maria Eduarda Borges, Mariana Souza Freitas, Thaysa Moura Dias, Nariman de Felício Bortucan Lenza

Author(s)

  • Hayssa Fadul
  • Jakeline Damiana Moreira Gontijo
  • Luidi Volpi de Sousa
  • Luís Alberto Kirchner Paschoini
  • Maria Eduarda Borges
  • Mariana Souza Freitas
  • Thaysa Moura Dias
  • Nariman de Felício Bortucan Lenza