Abstract
Em fevereiro de 2021 foi inaugurada a Policlínica de uma Faculdade de Medicina do Sudoeste de Minas Gerais e com ela nasce a necessidade de uma brinquedoteca, devido a demanda de crianças que ficavam ansiosas, impacientes e agitadas na sala de espera. Objetivo: Descrever a criação de uma brinquedoteca universitária e o desenvolvimento de ações diárias realizadas neste ambiente. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência. Desenvolvimento: O projeto de extensão foi desenvolvido por alunos da Iniciação Científica do curso de medicina. Inicialmente os alunos se reuniram e desenharam o projeto da brinquedoteca junto à administração da Faculdade. Em seguida elaboraram um esboço abordando a importância da desta para a Policlínica, para os pacientes, as crianças e os atendimentos de pediatria. Em março de 2022 a brinquedoteca estava montada e aberta ao público, sendo bem colorida, segura e alegre. Durante o projeto foram realizadas atividades para estimular o desenvolvimento cognitivo e psicomotor das crianças. Diariamente eram disponibilizadas atividades como o momento de leiturinha, teatros educativos com fantoches, eram entregues desenhos prontos para colorir com lápis de cor; giz de cera e tintas, entregues cartolinas para elas se expressarem através da sua arte; trabalhos artesanais com massinhas de modelar, quebra cabeça, jogos da memória e elas podiam utilizar os brinquedos de escorregar e balanços, tudo de acordo com a sua idade e seu grau de interação. Conclusão: Após a estruturação da brinquedoteca, as crianças passaram a ficar menos agitadas, inquietas e colaborando melhor durante as consultas. Assim, o projeto vem atuando como facilitador na abordagem das crianças, fortalecendo o vínculo médico-paciente.
DOI:https://doi.org/10.56238/cienciasaudeestuepesv1-023