A importância da leitura a partir da ótica dos alunos da Escola Municipal Filomena Lisboa na Amazônia Brasileira
Palavras-chave:
Reading at School, Good Source, Importance of ReadingResumo
Este artigo tem por objetivo compreender e analisar a importância da leitura a partir da perspectiva de alunos do 4º ano da Escola Municipal Filomena Lisboa, localizada no município de Fonte Boa no estado do Amazonas. A temática levanta ainda os fatores que dificultam o processo de leitura e escrita. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual foi utilizado o método descritivo, de forma a localizar alguns indícios para colaborar com o diálogo do processo de ensino da leitura. Os resultados indicaram que a falta de estrutura apropriada na escola e a falta de incentivos dos pais e responsáveis dos alunos são os maiores fatores impeditivos. Apesar da pouca idade dos estudantes envolvidos, todos já percebem a importância da leitura para o sucesso no processo de aprendizagem e na formação de leitores competentes. Com isso sugerimos que os professores atentem para as características individuais dos seus alunos, para buscar ampliar, junto a eles, a compreensão da importância da leitura e da escrita, no caminho da formação de leitores ávidos e cidadãos participativos na sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jhassem Antônio Silva de Siqueira, Maria de Guadalupe Marciel Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.