Abstract
O estudo analisa a experiência de educação integral em tempo integral na escola da Fundação Aquarela no período de 2001 a 2011. As estratégias metodológicas nas quais o trabalho se baseou foram: a) revisão bibliográfica; b) análise documental exploratória; c) entrevista com ex-profissionais da escola. O levantamento bibliográfico fundamentou-se em Cavaliere (2002), Coelho (2002; 2009), Costa (2015), Gallo (2002), Maurício (2009), Paro (1988), entre outros. A análise documental realizou-se a partir do levantamento da documentação escolar existente nos arquivos da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA) e dos ex-funcionários da escola (estatuto da fundação, regimento escolar, proposta pedagógica, fotografia, entrevista/depoimento (transcrições) e, na legislação educacional em âmbito nacional e estadual relacionada à temática em tela (CF/88, ECA/90, LDB nº 9. 394/96, PNE I (2001-2010) e PNE II (2014-2024), PME I (Portaria Interministerial 17/2007), Decreto No 6.253/2007 (FUNDEB). A análise permitiu vislumbrar as características daquele projeto educativo que se voltou para o atendimento integral das crianças em situação de vulnerabilidade social moradores do bairro da Terra Firme, na periferia da cidade de Belém do Pará. Examinaram-se os limites e as possibilidades do projeto vivenciado por profissionais da educação, familiares e crianças sob condições muito especiais ofertadas pelo Grupo Rede, empresa mantenedora da escola da Fundação Aquarela. Os resultados do estudo apontaram para uma realidade educacional muito além do seu tempo. Uma instituição escolar básica que contava com todas as condições, humanas e materiais, necessárias para o desenvolvimento das crianças de forma integral e no tempo integral. Um projeto educativo que atenderia perfeitamente às recomendações emanadas das atuais legislações que abordam o tema da escola de tempo integral no Brasil.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-081