Uso da bioinformática como ferramenta de ensino em Biologia

Autores/as

  • Marcos Anderson Ferreira da Silva
  • Michelle Bueno de Moura Pereira Antunes
  • Leandro Roberto de Macedo
  • João Eustáquio Antunes

Palabras clave:

Sequência didática, Ensino de biologia, Bioinformática, Metodologias ativas

Resumen

O uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) tem sido uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem. A bioinformática tem sido uma dessas ferramentas por trazer ao aluno um aprofundamento no conhecimento das estruturas das biomoléculas. A sequência didática é uma metodologia de ensino bastante utilizada em Biologia. Nesta perspectiva, esta pesquisa teve por finalidade elaborar e avaliar se uma sequência didática com uso de plataformas computacionais de bioinformática seria capaz de aumentar o aprendizado dos estudantes. O estudo teve a participação de 22 alunos regularmente matriculados na primeira série do Ensino Médio de uma Escola Estadual da cidade de Governador Valadares, Minas Gerais. Foi utilizada uma pesquisa experimental, exploratória e descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Para verificar a eficiência dessa metodologia, foram aplicados questionários, testes e entrevistas.  Como resultado deste estudo, podemos afirmar que, para a maioria dos alunos participantes desta pesquisa, a sequência didática foi um recurso importante para o ensino de estrutura das proteínas na disciplina de biologia ministrada para estes estudantes. A sequência didática possibilitou uma melhor compreensão das estruturas das proteínas porque permitiu uma melhor visualização destas estruturas por plataformas usadas em bioinformática. Portanto, o presente estudo permitiu concluir que o uso da bioinformática como ferramenta de ensino facilitou processo de ensino e aprendizagem quando se trata do conteúdo estruturas de proteínas.

 

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-080

Publicado

2023-03-22

Cómo citar

Uso da bioinformática como ferramenta de ensino em Biologia . (2023). Seven Editora, 1264-1272. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/535