Abstract
O estudo em questão tem como objetivo investigar a prática do projeto político pedagógico na modalidade de Educação Jovens e Adultos (EJA), em duas escolas da Rede Estadual de Ensino, em Curitiba, como forma de fortalecer as práticas pedagógicas do currículo. Com tal objetivo buscamos nos concentrar i) nos discursos e posicionamentos sobre tal projeto, confrontando-os como se dá na prática a aplicação de temáticas que envolvam as relações étnico-raciais, bem como ii) identificar e compreender quais as estratégias desenvolvidas pelas e pelos profissionais da educação na construção/ação de práticas pedagógicas voltadas para a implementação da Lei 10.639/03 e de suas Diretrizes em tais escolas. Entretanto, para este artigo, buscamos fazer um apanhado mais geral, focando sobre a base teórica com a qual dialogamos, apontando sua pertinência para o estudo a que nos propomos fazer em diálogo com as ideias que Reygadas aponta no texto Las redes de la desiguladad un enfoque multidimensional. É pertinente ressaltar que nosso estudo tem um caráter qualitativo, com uma abordagem metodológica de estudo de caso, apoiado em autores como Arroyo (2005), Telles (2003), Gomes (2005,apud ARROYO,2001), Munanga (2003), Fanon (2005, p.56 apud PASSOS, 2018), Silva (2008), Freire (1996), Reygadas (2004), dentre outros autores que brilhantemente discorrem sobre a EJA.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-078