Abstract
Na área da Saúde a simulação complementa o ensino tradicional, particularmente para as atividades que envolvem situações de riscos, que associa os conhecimentos teóricos à prática. A simulação realística tem por estratégia permitir ao educando experimentar a representação de um evento similar a uma situação real com o propósito de praticar, entender e avaliar o seu desempenho. Objetivo: Analisar a relevância da simulação realística na fixação do conhecimento e aprendizado, na graduação de enfermagem conforme encontrado nas referências bibliográficas. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com o objetivo de analisar as publicações encontradas nas bases de dados de relevância para o estudo.Os artigos foram encontrados nas seguintes bases de dados: CINAHL (Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature), Scielo (Scientific Electronic Library Online), BVS ( Biblioteca Virtual em Saúde) e EMBASE (Excerpta Medica dataBASE) . Resultado:A base de dados foi composta por 17 (dezessete) na primeira análise. Após uma primeira leitura integral agrupou-se os artigos conforme os objetivos, metodologia, CASP e Nível de Evidência, restando apenas 8 artigos no estudo final. Conclusão: O estudo evidenciou ser notável e de relevância a simulação realística como estratégia de ensino, uma vez que pode contribuir tanto para o aprendizado dos acadêmicos de Enfermagem quanto na melhoria da assistência ao usuário do sistema de saúde perpassando a segurança do paciente, contribuindo para o preenchimento das lacunas e melhoria do dinamismo do ensino pelos educandos.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-074