Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

Ressignificação de métodos de ensino de matemática em tempos de pandemia

Corrêa EM;
Júnior JMSL;
Costa JFS;
de Almeida RGC

Eder Mendes Corrêa

José Maria dos Santos Lobato Júnior

José Francisco da Silva Costa

Raimundo das Graças Carvalho de Almeida


Keywords

Ensino básico
Ensino de matemática
Pandemia
Ressignificação do método de ensino

Abstract

Por muito tempo a educação escolar foi pautada na figura do aluno e do professor, sendo exercida presencialmente e estabelecida pela interação desses sujeitos no espaço da escola, tendo como finalidade a aprendizagem. No início do ano de 2020, a pandemia alterou essa relação de ensino no Brasil ao serem dispostas pelos Governos medidas de isolamento social que acarretaram na suspensão das aulas presenciais. Nessa perspectiva, o presente trabalho buscou apreender de que maneira ocorreu a ressignificação dos métodos de ensino de matemática em tempos de aulas remotas, nas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental da escola municipal Mariuadir Santos, localizada no município de Abaetetuba-PA. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, na modalidade fenomenológica, com os métodos e procedimentos amparados nas respostas dos sujeitos, que se direcionaramaos impactos relacionados à disciplina de matemática pelo surto pandêmico, sobretudo os relativos às adaptações dos métodos utilizados pelos docentes dessa matéria a fim de atender da melhor maneira os educandos, para poder dar continuidade ao ano letivo. Dessa maneira, constatamos que a modificação abrupta no sistema de ensino desvelou variados desafios, seja pela dificuldade dos educandos em conseguir ter acesso às tecnologias, ou pela carência de internet e até mesmo pela falta de interação entre professor e aluno, fazendo com que o celular e a presença dos pais e responsáveis ganhe também novos significados para o campo educacional.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-071


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Eder Mendes Corrêa, José Maria dos Santos Lobato Júnior, José Francisco da Silva Costa, Raimundo das Graças Carvalho de Almeida

Author(s)

  • Eder Mendes Corrêa
  • José Maria dos Santos Lobato Júnior
  • José Francisco da Silva Costa
  • Raimundo das Graças Carvalho de Almeida