Abstract
Por muito tempo a educação escolar foi pautada na figura do aluno e do professor, sendo exercida presencialmente e estabelecida pela interação desses sujeitos no espaço da escola, tendo como finalidade a aprendizagem. No início do ano de 2020, a pandemia alterou essa relação de ensino no Brasil ao serem dispostas pelos Governos medidas de isolamento social que acarretaram na suspensão das aulas presenciais. Nessa perspectiva, o presente trabalho buscou apreender de que maneira ocorreu a ressignificação dos métodos de ensino de matemática em tempos de aulas remotas, nas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental da escola municipal Mariuadir Santos, localizada no município de Abaetetuba-PA. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, na modalidade fenomenológica, com os métodos e procedimentos amparados nas respostas dos sujeitos, que se direcionaramaos impactos relacionados à disciplina de matemática pelo surto pandêmico, sobretudo os relativos às adaptações dos métodos utilizados pelos docentes dessa matéria a fim de atender da melhor maneira os educandos, para poder dar continuidade ao ano letivo. Dessa maneira, constatamos que a modificação abrupta no sistema de ensino desvelou variados desafios, seja pela dificuldade dos educandos em conseguir ter acesso às tecnologias, ou pela carência de internet e até mesmo pela falta de interação entre professor e aluno, fazendo com que o celular e a presença dos pais e responsáveis ganhe também novos significados para o campo educacional.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-071