Abstract
O presente artigo tem como objetivo apresentar os estudos realizados sobre políticas públicas educacionais em tempos de pandemia do COVID -19, partindo da realidade dos municípios de São Martinho da Serra/RS e Itanhangá/MT. Para tanto, incialmente apresenta as principais sistematizações legais dos referidos municípios, bem como a articulação da gestão escolar democrática com essas sistematizações, tendo como destaque o ensino remoto, propondo-se a analisar os impactos dessas políticas no desenvolvimento da educação local. A pesquisa se ancora no método de abordagem dialético, partindo de uma revisão bibliográfica para definir políticas públicas educacionais brasileiras, contextualizando-as com experiências da sociedade, e, por conseguinte, vivenciando o paradigma da ciência pós-moderna. A partir do estudo de casos dos municípios em análise, conclui-se que o planejamento tem atingido elevado grau de complexidade, pois os objetos do conhecimento muitas vezes não dialogam com a interdisciplinaridade. Entende-se que, no atual momento, o objetivo principal do ensino remoto é o vínculo aluno-escola e família-escola. Vive-se momentos de incertezas, mas também novas experiências, as quais impulsionam para a retomada das relações humanas, fortalecendo os professores em movimentos pedagógicos que buscam conectar a prática pedagógica às novas políticas públicas educacionais desenvolvidas em tempos de pandemia.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-062