Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

Políticas públicas educacionais em tempos de pandemia do COVID-19: breves relatos de experiência a partir dos municípios de São Martinho da Serra/RS e Itanhangá/MT

Stefanello LM;
Meneghetti PC;
Wöhl SMD

Lucimara Moro Stefanello

Patrick Costa Meneghetti

Silvana Maria Dalmolin Wöhl


Keywords

Pandemia do COVID 19
Políticas públicas educacionais
Gestão escolar democrática

Abstract

O presente artigo tem como objetivo apresentar os estudos realizados sobre políticas públicas educacionais em tempos de pandemia do COVID -19, partindo da realidade dos municípios de São Martinho da Serra/RS e Itanhangá/MT. Para tanto, incialmente apresenta as principais sistematizações legais dos referidos municípios, bem como a articulação da gestão escolar democrática com essas sistematizações, tendo como destaque o ensino remoto, propondo-se a analisar os impactos dessas políticas no desenvolvimento da educação local. A pesquisa se ancora no método de abordagem dialético, partindo de uma revisão bibliográfica para definir políticas públicas educacionais brasileiras, contextualizando-as com experiências da sociedade, e, por conseguinte, vivenciando o paradigma da ciência pós-moderna. A partir do estudo de casos dos municípios em análise, conclui-se que o planejamento tem atingido elevado grau de complexidade, pois os objetos do conhecimento muitas vezes não dialogam com a interdisciplinaridade. Entende-se que, no atual momento, o objetivo principal do ensino remoto é o vínculo aluno-escola e família-escola. Vive-se momentos de incertezas, mas também novas experiências, as quais impulsionam para a retomada das relações humanas, fortalecendo os professores em movimentos pedagógicos que buscam conectar a prática pedagógica às novas políticas públicas educacionais desenvolvidas em tempos de pandemia.

DOI:  https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-062


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Lucimara Moro Stefanello , Patrick Costa Meneghetti

Author(s)

  • Lucimara Moro Stefanello
  • Patrick Costa Meneghetti
  • Silvana Maria Dalmolin Wöhl