Matriz de competências na condução da tese de doutorado sob o formato de e-rubrica: validação por pós graduandos

Authors

  • Raimunda Hermelinda Maia Macena
  • Maria do Carmo Duarte Freitas

Keywords:

Avaliação por competência, Educação, Rubrica, Gestão da Informação

Abstract

Introdução: competências de planejamento, metodologias e estratégias didáticas, avaliação e peculiaridades da interação professor-aluno na condução de pesquisas tendo em vista que os futuros doutores necessitarão destas habilidades para o alcance de resultados junto a seus futuros orientandos. Método:  Estudo exploratório, de validação, quali-quantitativo desenvolvido entre março 2020 a março de 2021, recorte de pesquisa de estágio pós doutoral, que validou, sob a ótica de alunos de pós-graduação/recém doutores, uma matriz de competências na condução da tese de doutorado no formato de e-rubrica. Para avaliação foram abordados 6 juízes. Os dados foram coletados através do  software SurveyMoney®. O instrumento de avaliação era representado em forma de item, pontuados em escala tipo Likert e  concordância mensurada pelo IVC (índice de verificação de concordância). Resultados: A amostra composta por indivíduos de ambos os sexos, com idade média, 30,33 ±6,81 anos, vivendo em união estável, cursando ou tendo cursado doutorado, no Ceará/BR, nas áreas de ciências da saúde, exatas e da terra. Conclusão: Houve uma elevada concordância em todos os critérios avaliados (relevância, adequação; precisão e explicação da evidência).

 

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-053

Downloads

Published

2023-03-21

How to Cite

Matriz de competências na condução da tese de doutorado sob o formato de e-rubrica: validação por pós graduandos. (2023). Seven Editora, 813-821. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/505