Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

A observação como atividade no ensino de ciências

Carvalho RB;
Costa RLA;
Câmara ARM;
Cabral EOR

Rozicleide Bezerra de Carvalho

Regina Lúcia Alves Costa

Arandí Róbson Martins Câmara

Elisângela de Oliveira Ribeiro Cabral


Keywords

Atividade
habilidade
Aprendizagens.
Ensino de Ciências.

Abstract

Compreendemos que a habilidade observar se
constitui como uma atividade no ensino de ciências
que auxilia na formação e no desenvolvimento de
outras habilidades gerais e específicas em outros
componentes curriculares ou em outras áreas de
conhecimento, bem como, diversos tipos de
linguagens. O objetivo geral da pesquisa consistiu em
apresentar contribuições da habilidade observar como
atividade no ensino de ciências, com base nas
concepções sócio-histórico-cultural.
Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa, pois,
visa compreender as contribuições da habilidade
“observar” como atividade nas aulas de ciências no
curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto de
Educação Superior Presidente Kennedy – IFESP/RN –
Brasil. É uma pesquisa básica e aplicada, pois tem o
objetivo de contribuir com novos conhecimentos para
o ensino de ciências, mediante a aplicação prática em
uma dada realidade. No que se refere aos objetivos, é
um estudo exploratório e descritivo, visto que foi
observado que há poucos estudos a respeito desse
objeto de conhecimento, portanto, descreveremos as
contribuições da habilidade observar no ensino de
ciências. Quanto aos procedimentos, se trata de uma
pesquisa-ação, pelo fato de buscar a transformação de
uma dada realidade: o reconhecimento de estudantes
(sujeitos de pesquisa) do 7º período do curso de
Pedagogia – Licenciatura do turno vespertino da
referida Instituição de Ensino Superior (contexto da
pesquisa). Em seus relatos, os estudantes
evidenciaram que uma das facilidades de realizar a
atividade proposta foi a orientação da professora,
situando-os sobre o que deveriam fazer, reforçando
dessa forma, a importância de uma orientação para
realização da atividade.

 

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016-032

 


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Rozicleide Bezerra de Carvalho, Regina Lúcia Alves Costa, Arandí Róbson Martins Câmara, Elisângela de Oliveira Ribeiro Cabral

Author(s)

  • Rozicleide Bezerra de Carvalho
  • Regina Lúcia Alves Costa
  • Arandí Róbson Martins Câmara
  • Elisângela de Oliveira Ribeiro Cabral