Abstract
Compreendemos que a habilidade observar se
constitui como uma atividade no ensino de ciências
que auxilia na formação e no desenvolvimento de
outras habilidades gerais e específicas em outros
componentes curriculares ou em outras áreas de
conhecimento, bem como, diversos tipos de
linguagens. O objetivo geral da pesquisa consistiu em
apresentar contribuições da habilidade observar como
atividade no ensino de ciências, com base nas
concepções sócio-histórico-cultural.
Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa, pois,
visa compreender as contribuições da habilidade
“observar” como atividade nas aulas de ciências no
curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto de
Educação Superior Presidente Kennedy – IFESP/RN –
Brasil. É uma pesquisa básica e aplicada, pois tem o
objetivo de contribuir com novos conhecimentos para
o ensino de ciências, mediante a aplicação prática em
uma dada realidade. No que se refere aos objetivos, é
um estudo exploratório e descritivo, visto que foi
observado que há poucos estudos a respeito desse
objeto de conhecimento, portanto, descreveremos as
contribuições da habilidade observar no ensino de
ciências. Quanto aos procedimentos, se trata de uma
pesquisa-ação, pelo fato de buscar a transformação de
uma dada realidade: o reconhecimento de estudantes
(sujeitos de pesquisa) do 7º período do curso de
Pedagogia – Licenciatura do turno vespertino da
referida Instituição de Ensino Superior (contexto da
pesquisa). Em seus relatos, os estudantes
evidenciaram que uma das facilidades de realizar a
atividade proposta foi a orientação da professora,
situando-os sobre o que deveriam fazer, reforçando
dessa forma, a importância de uma orientação para
realização da atividade.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016-032