A observação como atividade no ensino de ciências
Keywords:
Atividade, habilidade, Aprendizagens., Ensino de Ciências.Abstract
Compreendemos que a habilidade observar se
constitui como uma atividade no ensino de ciências
que auxilia na formação e no desenvolvimento de
outras habilidades gerais e específicas em outros
componentes curriculares ou em outras áreas de
conhecimento, bem como, diversos tipos de
linguagens. O objetivo geral da pesquisa consistiu em
apresentar contribuições da habilidade observar como
atividade no ensino de ciências, com base nas
concepções sócio-histórico-cultural.
Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa, pois,
visa compreender as contribuições da habilidade
“observar” como atividade nas aulas de ciências no
curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto de
Educação Superior Presidente Kennedy – IFESP/RN –
Brasil. É uma pesquisa básica e aplicada, pois tem o
objetivo de contribuir com novos conhecimentos para
o ensino de ciências, mediante a aplicação prática em
uma dada realidade. No que se refere aos objetivos, é
um estudo exploratório e descritivo, visto que foi
observado que há poucos estudos a respeito desse
objeto de conhecimento, portanto, descreveremos as
contribuições da habilidade observar no ensino de
ciências. Quanto aos procedimentos, se trata de uma
pesquisa-ação, pelo fato de buscar a transformação de
uma dada realidade: o reconhecimento de estudantes
(sujeitos de pesquisa) do 7º período do curso de
Pedagogia – Licenciatura do turno vespertino da
referida Instituição de Ensino Superior (contexto da
pesquisa). Em seus relatos, os estudantes
evidenciaram que uma das facilidades de realizar a
atividade proposta foi a orientação da professora,
situando-os sobre o que deveriam fazer, reforçando
dessa forma, a importância de uma orientação para
realização da atividade.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016-032
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Rozicleide Bezerra de Carvalho, Regina Lúcia Alves Costa, Arandí Róbson Martins Câmara, Elisângela de Oliveira Ribeiro Cabral

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.