Perfil das habilidades comunicativas e cognitivas de crianças com cardiopatia submetidas a cirurgia cardíaca
Palavras-chave:
Congenital heart disease, Language, Speech therapy, Child developmentResumo
Objetivo: identificar o nível das habilidades comunicativas de crianças com cardiopatia congênita submetidas a cirurgias cardíacas, corretivas ou não, através do protocolo de observação comportamental – PROC.
Métodos: Trata-se de um estudo observacional analítico com abordagem quantitativa. Os participantes da pesquisa foram 15 crianças com cardiopatia congênita, submetidas a algum tipo de cirurgia cardíaca, que se encontravam na faixa etária de 24 a 48 meses, e estavam internadas na unidade de pediatria ou em atendimento médico ambulatorial no Hospital do Coração de Messejana Dr.Carlos Alberto Studart Gomes, sendo excluídas aquelas que apresentavam alguma síndrome associada. Para a coleta de dados, utilizaram- se dois instrumentos, o Protocolo de Observação Comportamental (PROC), já validado, e um questionário para traçar o perfil sociodemográfico da criança e seu responsável. A estatística descritiva foi adotada para a análise de dados.
Resultado: Crianças com cardiopatia congênita submetidas a procedimentos cirúrgicos, possuem alteração no processo de aquisição da linguagem, estando a maioria, na fase sensório motora inicial.
Conclusão: O presente trabalho foi promissor à medida que nos possibilitou compreender e identificar os atrasos no desenvolvimento linguístico ocasionado pela cardiopatia, facilitando a realização de encaminhamento para intervenção precoce, no intuito de ao detectar, prevenir ou minimizar os comprometimentos dos aspectos linguísticos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mariana Rodrigues de Araújo , Joana Angélica Marques Pinheiro, Nayara Andressa Normandia Feitosa, Antônia Amanda Souza Araújo, Cláudia Christina de Lima Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.