Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

Estratégias para a inserção feminina nas atividades científicas em STEM

Daniele Cristina Gonçalves

Fabrícia Nunes de Jesus

Gracielle Antunes de Araújo


Keywords


Abstract

Este trabalho apresenta resultados de um projeto que teve por objetivo estimular e despertar o interesse de estudantes do sexo feminino pelas áreas das ciências exatas, engenharias e computação. A iniciativa se justifica pela necessidade de fomentar o interesse e a participação feminina na ciência, de modo a possibilitar a mudança no cenário atual, em que é minoritária a adesão das mulheres às carreiras científicas. Apesar dos avanços ocorridos, a inserção das mulheres na ciência ainda enfrenta desafios, com predomínio da participação masculina, principalmente nas ciências exatas e engenharias. A concepção desta proposta é dinâmica e multilateral, envolvendo desde as dificuldades e desinteresses pelas disciplinas das ciências exatas até a facilitação do ensino desta ciência por meio de atividades lúdicas em sala de aula, com a utilização de instrumentos de baixo custo que possibilitem tornar palpável o conhecimento considerado abstrato, bem como atividades complementares relacionadas às olimpíadas científicas e à programação, com foco na Química, na Matemática e na Computação. A proposta foi estruturada para ser implementada em cinco escolas públicas localizadas nas cidades de João Monlevade e Itabira. A metodologia utilizada contemplou estudos acerca dos conteúdos de olimpíada de matemática em aulas preparatórias, preparação de aparatos para o desenvolvimento de experimentos de Química, por meio da confecção de roteiros para a realização de experimentos, além do desenvolvimento de uma plataforma a ser utilizada nas escolas, quando as alunas tiveram acesso a aulas de programação. Os resultados indicam que proporcionar experiências estudantis diferentes das que são tradicionalmente vivenciadas no contexto escolar podem contribuir para a formação básica e instigar a busca por conhecimento, além de tornar as disciplinas relacionadas às ciências exatas mais dinâmicas, com o uso das ferramentas elaboradas e construídas juntamente com os alunos.

 

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-041


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Daniele Cristina Gonçalves, Fabrícia Nunes de Jesus, Gracielle Antunes de Araújo

Author(s)

  • Daniele Cristina Gonçalves
  • Fabrícia Nunes de Jesus
  • Gracielle Antunes de Araújo