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Estratégias para a inserção feminina nas atividades científicas em STEM

Gonçalves DC;
de Jesus FN;
de Araújo GA

Daniele Cristina Gonçalves

Fabrícia Nunes de Jesus

Gracielle Antunes de Araújo


Keywords

Educação científica
Processo Ensino-aprendizagem
Mulheres na Ciência

Abstract

Este trabalho apresenta resultados de um projeto que teve por objetivo estimular e despertar o interesse de estudantes do sexo feminino pelas áreas das ciências exatas, engenharias e computação. A iniciativa se justifica pela necessidade de fomentar o interesse e a participação feminina na ciência, de modo a possibilitar a mudança no cenário atual, em que é minoritária a adesão das mulheres às carreiras científicas. Apesar dos avanços ocorridos, a inserção das mulheres na ciência ainda enfrenta desafios, com predomínio da participação masculina, principalmente nas ciências exatas e engenharias. A concepção desta proposta é dinâmica e multilateral, envolvendo desde as dificuldades e desinteresses pelas disciplinas das ciências exatas até a facilitação do ensino desta ciência por meio de atividades lúdicas em sala de aula, com a utilização de instrumentos de baixo custo que possibilitem tornar palpável o conhecimento considerado abstrato, bem como atividades complementares relacionadas às olimpíadas científicas e à programação, com foco na Química, na Matemática e na Computação. A proposta foi estruturada para ser implementada em cinco escolas públicas localizadas nas cidades de João Monlevade e Itabira. A metodologia utilizada contemplou estudos acerca dos conteúdos de olimpíada de matemática em aulas preparatórias, preparação de aparatos para o desenvolvimento de experimentos de Química, por meio da confecção de roteiros para a realização de experimentos, além do desenvolvimento de uma plataforma a ser utilizada nas escolas, quando as alunas tiveram acesso a aulas de programação. Os resultados indicam que proporcionar experiências estudantis diferentes das que são tradicionalmente vivenciadas no contexto escolar podem contribuir para a formação básica e instigar a busca por conhecimento, além de tornar as disciplinas relacionadas às ciências exatas mais dinâmicas, com o uso das ferramentas elaboradas e construídas juntamente com os alunos.

 

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-041


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This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Daniele Cristina Gonçalves, Fabrícia Nunes de Jesus, Gracielle Antunes de Araújo

Author(s)

  • Daniele Cristina Gonçalves
  • Fabrícia Nunes de Jesus
  • Gracielle Antunes de Araújo