Abstract
O V TechCamp Pará 2022 na educação básica e profissional é fruto da participação no V TechCamp Brasil 2022. Este Programa tem como ancoragem formativa a abordagem STEAM, e por objetivo criar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciência, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (STEAM) com potencial e liderança para articular, aprimorar e implementar ações voltadas às novas aprendizagens nas redes públicas de educação básica do Brasil. Na Edição Pará houve um planejamento interinstitucional único, IFPA Campus Belém, SEDUC-PA e CCBEU-PA, com estratégia de gestão compartilhada sob o prisma da autonomia dos envolvidos em suas instâncias decisórias, sob a lógica do local-global. A partir do plano de trabalho único, as ações foram articuladas metodologicamente em duas frentes principais: projetos científicos e campeonato de robôs, ambas com abordagem STEAM, na altura do protagonismo juvenil. Em termos de resultados, o V TechCamp Para 2022 inovou com o plano de trabalho interinstitucional único, sob o prisma da integração, e fortaleceu a prática do trabalho em equipes multidisciplinares e gestão compartilhada sob a lógica local-global, além de ter mobilizado parcerias externas entre as escolas públicas e outras instituições.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-030