Abstract
A avaliação que hoje nos afeta se relaciona com as possibilidades e as necessidades de escolha que o mundo moderno engendrou. Dessa forma, a avaliação no contexto da educação acabou encontrando o seu lugar privilegiado, não só como prática, política e pedagógica, produzindo efeitos dentro e fora do âmbito propriamente educacional, mas também como importante campo de estudo. Também na educação, a avaliação muitas vezes reafirma uma longa tradição de regulação, seleção e hierarquização, seja só no interior das salas de aula ou nos domínios mais amplos da administração pública. Quando nos situamos frente ao tema avaliação, uma das primeiras questões que é proposta é o sentido que a própria avaliação possui. As urgências levam com demasiada frequência a perguntar como fazê-la, antes de averiguar ou de refletir sobre o porquê e o para que da mesma. O conhecimento deve ser o referencial teórico que dá sentido global ao processo de realizar uma avaliação, podendo segundo a percepção teórica que guia a avaliação. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo principal analisar a importância da avaliação para o processo ensino-aprendizagem.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-027