Abstract
O desenvolvimento de metodologias de ensino para os discentes do ensino médio é uma tarefa desafiadora. Quando este ensino se dá com alunos com deficiências, esta ação torna-se ainda mais complexa e delicada. Neste sentido, é importante que se avalie todos os aspectos envolvidos do processo de ensino e de aprendizagem, uma vez que a educação inclusiva parte do pressuposto de que cada pessoa tem um modo singular de produzir e expressar o conhecimento. O presente trabalho teve por objetivo verificar a eficácia das metodologias adotadas pelo professor, no ensino de Biologia com alunos surdos. O estudo foi realizado em quinze escolas da rede pública de ensino, no munícipio de Piracicaba entre os anos de 2020 e 2021. A referida pesquisa teve um cunho investigativo, com pesquisa de campo envolvendo questionários, avaliações, entrevistas com os alunos e professores envolvidos no ensino de Biologia nas referidas escolas. Nos questionários ambos puderam relatar sua satisfação com as práticas experimentais na disciplina de Biologia. Tiveram a oportunidade de avaliar as atividades que os professores realizam em sala de aulas e o quanto estas são acessíveis a assimiláveis aos alunos com surdez. O presente estudo permitiu concluir que as práticas experimentais na disciplina de Biologia quando realizadas por professores que tem formação em libras é fundamental para que os alunos desenvolvam senso crítico e tornam-se inseridos dentro de um contexto educacional e social. A partir desta inserção os alunos puderam desenvolver pensamentos e atitudes que foram determinantes em seu crescimento pessoal e profissional.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-022