Gamificação e a aplicabilidade no processo de inclusão escolar
Palavras-chave:
Gamification, School inclusion, EducationResumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar a aplicabilidade da gamificação no processo de inclusão escolar. Para tanto, aplicou-se uma pesquisa exploratória de abordagem quantitativa com 80 professores. Como resultado, a pesquisa evidenciou a aplicabilidade da gamificação no processo de inclusão escolar, com a maioria dos participantes reconhecendo sua eficácia para promover a inclusão de alunos. Os professores percebem a gamificação como uma ferramenta capaz de criar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, motivador e adaptado às necessidades individuais dos estudantes. Ao analisar como a gamificação auxilia nesse processo, os resultados destacaram benefícios como a adaptação individualizada, maior engajamento dos alunos, ensino personalizado e redução de barreiras. No entanto, foram identificadas dificuldades, como a falta de recursos tecnológicos e capacitação docente, além da resistência da liderança escolar. Para superar tais desafios, os participantes sugeriram investir em infraestrutura tecnológica, oferecer formação contínua aos professores e promover parcerias interinstitucionais. Essas estratégias refletem a necessidade de uma abordagem integrada para aproveitar o potencial da gamificação na promoção de uma educação mais inclusiva e equitativa.
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Copyright (c) 2024 Lindalva do Remedio Oliveira Cerqueira, Karllos Alexandre Sousa Pereira, Gabriel Antonio Ogaya Joerke, Thaison de Barros Pimenta, Tatiane de Souza Gil , Neide Rossi , Dayana de Lourdes Araujo Garcez Fernandes , José Mário Delaiti de Melo , Angela de Melo Santos, Ednalva Soares dos Santos, Iraneide Targino Bastos, Evódia Damasceno Romão

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