Abstract
Este artigo aborda o cotidiano de trabalho dos docentes atuantes em ambiente hospitalar no período da pandemia, visando entender como está sendo aplicado a metodologia de ensino mesmo frente a essa crise vivida por todos. O atendimento educacional em ambiente hospitalar foi criado a partir da necessidade de assegurar as crianças e adolescentes a continuidade de sua escolarização. Porém, agora em contrapartida, todos tiveram que se readaptar com uma nova rotina devido a pandemia do Covid-19. Para a elaboração desta pesquisa, realizou-se um questionário para um pedagogo que trabalha em um hospital público do Município de Campo Grande/MS no Atendimento Educacional no Ambiente Hospitalar. A Classe hospitalar é um espaço de socialização e valorização da autoestima, que possibilita um enfretamento menos traumático a esse momento tão peculiar, que é a hospitalização, de modo a propiciar um retorno à escola de origem, após a alta hospitalar, com o mínimo de prejuízo cognitivo e emocional. As discussões aqui apresentadas situam-se numa perspectiva que compreende a escolarização no ambiente hospitalar como um espaço de diálogos entre as áreas de educação e saúde, no sentido de oferecer um atendimento cada vez mais significativo para o desenvolvimento das crianças e adolescentes nos seus aspectos biopsicossociais, durante a hospitalização principalmente no atual cenário onde todos estão sendo afetados pela pandemia do Covid-19.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-020