Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

Educação e suas interfaces com a filosofia contemporânea a partir de adorno

Silva JAC;
Araújo MS;
Gomes AS

José Alessandro Cândido da Silva

Manoel de Souza Araújo

Adevânia da Silva Gomes


Keywords

Formação
Semiformação
Esclarecimento
Educação

Abstract

O presente artigo discorre sobre as interfaces entre
educação e Filosofia contemporânea, tendo como
referência fundamentos da Teoria Crítica,
apresentando uma abordagem sobre educação a partir
de Theodor Adorno e seu papel no processo de
esclarecimento e emancipação do sujeito. Embora
Adorno não tenha escrito um tratado sobre a educação,
trouxe grandes contribuições em suas obras para essa
temática. Nas discussões filosóficas apresentadas pelo
Iluminismo, em especial com Kant, a sociedade
caminhava a passos largos para o esclarecimento,
representa um pensamento que é questionado nos
textos construídos por Adorno e outros expoentes da
Teoria Crítica, pois segundo eles, a formação que se
instalava, por meio da sociedade capitalista, não serviu
para tornar a sociedade melhor, pelo contrário, levou
o homem para um caminho de competição e barbárie,
em que a formação humana passou a ser vista como
meritocracia. Vale ressaltar que a metodologia do
artigo é de cunho bibliográfico e documental o que
possibilitou ir direto às obras e textos para analisarmos
o que aqui apresentamos. A discussão resultou na
compreensão de que a educação quando devidamente
ofertada e trabalhada, é por excelência, o caminho e o
instrumento capaz de retirar o homem da
semiformação no qual ele se encontra, eliminando as
possibilidades de outras barbáries contemporâneas.

 

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016-023

 

 


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 José Alessandro Cândido da Silva, Manoel de Souza Araújo , Adevânia da Silva Gomes

Author(s)

  • José Alessandro Cândido da Silva
  • Manoel de Souza Araújo
  • Adevânia da Silva Gomes