Abstract
Quando falamos em uma educação de qualidade, plural e que abrace todas as histórias e universos presentes em cada discente. Contudo, percebe-se que essa visão pode acarretar problemas ao longo prazo, como a fragmentação e esquecimento dos assuntos aprendidos em um longo prazo. Isso se agrava mais ainda quando se fala em educação inclusiva, que quase não aparece para atender os discentes com TEA na escola, já que estes estudantes apesar das suas especificidades de aprendizados ainda são avaliados e tidos dentro de referenciais dos modelos tradicionais de Ensino. Assim, este trabalho teve como objetivo trazer um relato de experiência de um tutor no acompanhamento de atividades de um estudante com TEA da Universidade Estadual da Paraíba no contexto do ensino remoto. O construtivismo piagetiano serviu como marco teórico utilizado para nortear todas as análises e metodologias adaptadas que foram utilizadas nos momentos síncronos e assíncronos de aprendizagem. No que diz respeito a metodologia, este trabalho apresenta uma natureza qualitativa descritiva, para documentar todas as impressões e análises das ações didáticas nesse processo. Os resultados demonstram a inserção de 4 metodologias (seminários, provas, glossário e trabalhos escritos) adaptadas para o tutorando em componentes curriculares da graduação, mostrando as nuances, dificuldades e potencialidades para alcançar objetivos de aprendizagem e competências para cada disciplina ao longo do semestre.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-010